Foi publicada a nova versão do Manual de Preenchimento para o Arquivo de Posição 5.0 (“Manual”), com o objetivo de adequar o documento às exigências da Resolução CVM 175 (“RCVM 175”). A atualização também visa incorporar melhores práticas internacionais, atendendo à demanda da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), e aprimorar a clareza e eficiência no preenchimento e envio das informações sobre as posições dos fundos de investimento e carteiras administradas.
Com a nova versão do Manual, agora, é possível preencher estruturas de classes e subclasses para fundos, abrangendo tanto os fundos de classe única quanto aqueles com múltiplas classes. Além disso, foram adicionados novos campos que detalham os ativos dos fundos, suas despesas e permitem uma identificação mais precisa das carteiras administradas. Outro ponto relevante é que os procedimentos para o preenchimento do arquivo foram reformulados, promovendo maior padronização e clareza nas informações reportadas.
Essas mudanças têm como objetivo reduzir custos ao eliminar a necessidade de múltiplos formatos de arquivos para o envio das mesmas informações.
O Manual atualizado é um documento robusto, com 203 páginas. Para facilitar o acesso à nova versão, siga o passo a passo abaixo:
Acesso ao Manual:
O manual completo pode ser consultado diretamente no site da ANBIMA, no caminho:
"Representar" > "Fóruns de Representação" > "Serviços Fiduciários" > "Arquivo de Posição 5.0" > "Arquivo de Posição de Ativos – versão 5.0 (documentação)".
Vale destacar que, a partir de junho de 2025, o arquivo de posição 4.01 será descontinuado, pois não atenderá mais às novas exigências de estrutura dos fundos.
Este alerta não representa opinião legal, tendo o propósito puramente informativo.
Em caso de dúvidas ou auxílio necessário, por favor, entre em contato com o Time Compliasset através do e-mail alertas@compliasset.com.
Atenciosamente,
Time Compliasset.